SETE PERGUNTAS QUE TODO CRISTÃO DEVE FAZER QUANTO AO SISTEMA DENOMINACIONAL EM QUE CONGREGA

20 de Outubro de 2018

Pb Bennet Brandon 


Tenho visto muitos crentes afirmando que estão "saindo de uma seita" e procurando uma "igreja mais bíblica e mais cristocêntrica", mas na realidade muitos saem de algum sistema religioso que tornou-se inadequado (pela atuação humana em oposição à atuação de Deus, no meio do seu próprio povo - Atos 7:51) e acabam embarcando em outro sistema igualmente inadequado. 

Creio que existem sete perguntas sérias que os homens devem fazer a si mesmos para saberem se o sistema religioso no qual estão servindo a Deus é uma denominação séria ou se é apenas mais uma "canoa furada" dos tempos de apostasia religiosa atuais. Vejamos as perguntas: 

1 - O membro da sua igreja tem direito ao livre exame das escrituras, ou é obrigado a ler a bíblia com a lupa de João Calvino, Spurgeon, Ellen White ou algum coronel religioso da atualidade? 

O cristão pode ler, além da bíblia sagrada que é o nosso único manual de regras, qualquer biografia tanto dos servos fiéis do passado, como dos grandes hereges também, o que ele não pode é usar o padrão destes homens (santos ou profanos). O nosso padrão é Cristo e a Bíblia Sagrada. 

2 - A sua denominação é apenas mais um sistema religioso ou um ambiente de pregação genuína do evangelho, no qual Cristo, o cabeça da igreja, tem liberdade para atuar e conduzir o seu povo, por meio do seu Espírito Santo e através de ministros que ELE MESMO levantou? 

3 - O presidente ou chefe eclesiástico da sua denominação muda os cronogramas gerais na véspera dos eventos, frustrando obreiros, professores e pastores que se prepararam para os respectivos eventos? 

4 - A sua denominação é uma marionete nas mãos do chefe denominacional ou os pastores locais possuem a autonomia bíblica dada por Cristo (e não pelos homens) para exercerem o ministério ao modo bíblico? A igreja local, os ministros e os obreiros gozam de liberdade cristã para viverem o evangelho pleno ou apenas servem a um sistema religioso que aprisiona com imposições humanas, enquanto vêem outros salvos em Jesus, felizes e livres, vivendo o evangelho pleno e servindo a Cristo em outro lugar? (Não confundir a liberdade ministerial bíblica dada por Cristo a quem ele levanta para o ministério e a liberdade também dada ao cristão comum, com as libertinagens de homens ímpios [fantasiados de crentes] cujos frutos denotam que não foi Cristo quem os levantou).                     

5 - A sua denominação venera ou idolatra algum método litúrgico específico? O centro de tudo é Cristo ou a denominação? O pecador tem a salvação garantida por Jesus ou pela sua denominação? Quem é o mediador, Jesus ou a sua denominação? 

6 - Ministros da sua denominação pisoteiam ordens claras e inequivocas do novo testamento da bíblia sagrada e depois dizem que "Deus revelou para se fazer tal coisa"? Será que Deus passou a mentir nas páginas da Bíblia Sagrada ou estes ministros estão equivocados, fazendo o povo de Deus errar o caminho? 

7 - Considerando que no texto de 1 João 2:19, o apóstolo estava falando de pessoas que abandonaram a Cristo e não de servos fiéis que foram servir a Cristo em outra denominação, por conta do mal testemunho de lideranças denominacionais que pisoteiam a Bíblia sagrada com suas atitudes, a liderança da sua denominação utiliza o texto supracitado para mentir e colar a imagem de "apóstatas" aos servos de Deus que continuam servindo a Cristo em outra denominação? Ciente de que este texto bíblico não pode ser assim interpretado, pois ele tornaria outras porções do texto sagrado absurdamente mentirosas (Confira uma delas: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso"  - 1 Coríntios 1:2) é possível confiar em pregadores que mentem e distorcem a palavra de Deus, sem nenhum respeito pelo texto bíblico inspirado, o qual é inerrante, infalível e contém as promessas da salvação para o povo de Deus? 

Obviamente o caro leitor deve ter esbarrado em algum dos quesitos acima, afinal estas são as principais queixas da cristandade mundo afora. Estas coisas são o espinho que fere a caminhada das ovelhas fiéis ao Senhor, fora a carga de lutas pessoais que cada crente possui. Obviamente o caro leitor sabe que precisa congregar em uma igreja local e também precisa ter comunhão com os irmãos, então seja educado e gentil, comunique ao seu pastor aquilo que você pensa, com boa educação e delicadeza, coloque-se disponível a servir, mas não abra mão da sua consciência perante Deus. Deus será a defesa daquele que for honesto com a sua palavra. Você certamente será amparado e sustentado por AQUELE que te chamou, afinal o texto bíblico nos afirma o seguinte: 

"E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós" - 1 Coríntios 11:19 

A palavra de Deus nunca mentiu! Toda profecia bíblica teve e terá cumprimento literal, Deus não brinca de ser Deus, sejamos honestos com a sua palavra, ainda que seja preciso sofrer perseguições por causa dela...