ENTENDA: NEM TODO CRISTÃO REFORMADO É CALVINISTA!!!

10 de Junho de 2017

Pb Bennet Brandon


Existe um percentual de cristãos no mundo que além de estudarem as sagradas escrituras e a história do cristianismo, também professam os CINCO SOLAS da reforma protestante, consideram-se reformados, todavia JAMAIS PROFESSARÃO os CINCO PONTOS do calvinismo, pelo fato dos mesmos entrarem em choque frontal com algumas porções claras e inequívocas das escrituras sagradas.

Pouco depois da reforma protestante que teve seu inicio em 1517, a religião cristã na Europa abarcava apenas duas igrejas, a católica e a reformada. A igreja reformada era constituída pelos luteranos, pelos calvinistas e pelos anabatistas. Vejamos o testemunho de Jacó Armínio (1560-1609), cujo nome deu origem a outra vertente do protestantismo (os arminianos): "Chamamos Igrejas Reformadas àquelas congregações que professam a fé cristā, e que repudiam toda e qualquer espécie de presidência, qualquer que seja, assumida pelo pontífice romano [o Papa], e professam crer em Deus e Cristo, e realizar atos de adoração por eles, segundo os cânones que cada uma delas abrange em sua própria confissão ou catecismo, e aprovam tais cânones somente porque consideram que são agradáveis às Sagradas Escrituras, embora designem à Igreja Primitiva e aos antigos pais seus lugares adequados, embora sempre em subordinação às Escrituras" - (As Obras de Armínio, vol. 1,p. 552, CPAD Jacó Armínio).

As brigas internas para definir com exatidão as doutrinas da nova igreja que saíra do romanismo viraram rotina. Os calvinistas venceram com o uso da espada de metal e da violência e ainda impuseram sua doutrina à força entre aqueles que não seguiam os ensinos de João Calvino. Cabe mencionar que os discípulos de Jacó Armínio (pregadores e evangelistas) foram assassinados pelos calvinistas, com dolo e traição, depois do histórico Sínodo de Dort. Os calvinistas fizeram emboscadas e mataram 18.000 servos de Deus que se recusaram a seguir as doutrinas de João Calvino. [Vide Nota 1]

Mais tarde os calvinistas tentaram apagar, suprimir ou esconder a manifestação dos dons espirituais na vida de alguns avivalistas e icones da igreja reformada (e conseguiram), para fazerem valer a sua teoria cessacionista. O escritor e professor de seminário teológico Jack Deere documenta esta triste realidade em seu livro "Surpreendido pela voz de Deus". O escritor reformado abandonou o cessacionismo, passou a crer, buscar e receber dons espirituais. Jack Deere buscou as obras antigas e originais de alguns avivalistas e descobriu as tramas das casas publicadoras da vertente determinista/cessacionista, que se especializaram em apagar, suprimir e esconder quaisquer vestígios de manifestações espirituais que anulassem a teoria cessacionista. [Vide Nota 2].

A velha ala radical do determinismo protestante tentou e ainda tenta apagar a memória e o legado dos grupos evangélicos que foram perseguidos, martirizados em fogueiras ou afogados em rios na Europa calvinista, por causa de diferenças doutrinárias. Do mesmo modo que as seitas alegam serem as detentoras das verdades ocultas de Deus, alguns grupos calvinistas (felizmente nem todos os calvinistas cometem tal erro) alegam serem os únicos detentores da reforma original, genuína e única [Vide Nota 3]. O saudoso escritor Dave Hunt (1927-2013) foi um dos maiores especialistas em rebater este tipo de argumentação falaciosa, mostrando por meio de fatos históricos que a ala determinista do protestantismo simplesmente sequestrou a reforma, usando para isto métodos contrários ao evangelho de Cristo.

Dave Hunt explicando como o calvinismo sequestrou a reforma

Alguns grupos calvinistas afirmam que a crença na atualidade dos dons espirituais é incompatível com a teologia reformada (► Confira Aqui). Os mais radicais dentre os calvinistas cessacionistas simplesmente desconsideram, isto é, não reconhecem como reformadas as igrejas históricas calvinistas que aderiram ao movimento de renovação na década de 1960 e colocaram o termo "renovada" na frente do nome.

Por outro lado, existem hoje alguns grupos pentecostais aderindo ao movimento reformado, todavia deixando bastante claro que existem diferenças inequívocas entre o pentecostalismo reformado e o calvinismo continuísta. 

Pentecostal Reformado é diferente de Calvinista Continuista

Há grupos pentecostais reformados que abraçam os cinco solas da reforma protestante, todavia rejeitam veementemente os cinco pontos do calvinismo, do mesmo modo que os anabatistas, os metodistas, os arminianos e os pentecostais clássicos o fizeram nos últimos 500 anos da história do protestantismo, pelo fato de considerarem que os cinco pontos do calvinismo serem o resultado de uma filosofia religiosa que deturpa as escrituras sagradas, além de desconsiderar a história e as crenças da igreja primitiva.

Se os homens possuem o livre-arbítrio os nossos leitores devem crer que temos feito esta escolha baseados nas escrituras sagradas e em nossa consciência perante Deus e perante os homens. Se o livre-arbítrio não existe, como querem os calvinistas, eles estarão obrigados a crerem que Deus nos predestinou a combatermos a filosofia religiosa que destruiu o evangelho na Europa e uma parte considerável do cristianismo nos EUA com a sua apostasia.
 

NOTAS E REFERÊNCIAS
NOTA 1 - O dicionário Wicliff traz a história da matança dos remonstrantes. Confira: https://biblicamente.doutrinafiel.com.br/2017/05/o-velho-dicionario-calvinista.html
NOTA 2 - O livro de Jack Deere lançado no final da década de 1990 no Brasil fez um enorme sucesso, todavia só teve uma edição em português. Os calvinistas cessacionistas, ao notarem o sucesso do livro entre os pentecostais, publicaram notas de repúdio ao livro e pressionaram a editora a retirá-lo do mercado. Saiba mais: https://ivec.com.br/ebvirtual/livros/livro3/5.html
NOTA 3- Em 2017, por ocasião do aniversário de 500 anos da Reforma Protestante, houve uma discussão via web na qual membros de certo grupo calvinista militante, de grande expressão no Brasil, os quais se intitulam reformados e membros de certa denominação histórica, postaram afirmações dizendo que somente os calvinistas é que poderiam comemorar os 500 anos da Reforma Protestante, afinal (segundo eles) somente os seguidores de João Calvino, (particularmente aqueles da ala cessacionista) seriam os legítimos reformados, pois eles  teriam sido os atores principais da reforma e os demais cristãos seriam meros coadjuvantes no roteiro. Este nível de orgulho religioso denota desonestidade intelectual ou ignorânciaquanto à história real da reforma e dos grupos cristãos que impulsionaram o movimento de retorno ao evangelho bíblico.